segunda-feira, 16 de julho de 2012

geocentrismo e heliocentrismo


Imagine você que, desde a Antigüidade, mais precisamente nos primeiros séculos a.C. (antes de Cristo), os homens já faziam observações do céu. Porém, sem possuir nenhum equipamento sofisticado.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Clique aqui para fazer o download
Através dessas inúmeras observações, o homem percebeu que muitos dos corpos que eram vistos no céu se movimentavam e na tentaiva de explicar esse movimento a teoria GEOCÊNTRICA foi formulada.
Aristóteles (384-322 a.C.), um cientista muito respeitado na época, acreditava que o Universo era uma esfera. A Terraestaria fixa no centro e asestrelas e demais corpos celestes girariam em torno dela.
Como na figura ao lado...
GEOCENTRISMO quer dizer isso: a Terra no centro do Universo.
Além de Aristóteles, a igreja também apoiava essa teoria. Durante muito tempo o geocentrismo foi incontestável, já que a teoria tinha como padrinhos: um cientista famoso e a entidade mais poderosa da época – a Igreja.
Além desses padrinhos de peso, a teoria recebeu o apoio de outros cientistas, como é caso de Ptolomeu, um astrônomo grego que além de apoiar a teoria, aprimorou-a, construindo um modelo geocêntrico mais completo e eficiente.
Mas, mesmo assim, alguns homens corajosos resolveram enfrentar os poderosos do geocentrismo em nome do conhecimento. Um deles, Aristarco de Samos (século III a.C.), filósofo da Antiguidade, propôs que o Sol fosse o centro do Universo.
Como já era previsto, sua idéia não foi muito bem aceita. Somente na Idade Moderna, modificações a essa teoria começaram a serem aceitas. Primeiramente o nome que podemos destacar é o de Nicolau Copérnico (1473-1543), que após tomar conhecimento das idéias de Aristarco, passou a defendê-las, pois achava muito mais razoável o Sol como centro do Universo do que a Terra.
O modelo geocêntrico tinha muitas falhas. Não conseguia explicar inúmeras características dos movimentos dos planetas e com o tempo foi perdendo credibilidade, abrindo espaço para o surgimento de outra teoria, baseada nas idéias de Aristarco e Copérnico.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Clique aqui para fazer o download
Galileu Galilei (1564-1642), físico, matemático e astrônomo italiano, também comprovou essa teoria: o HELIOCENTRISMO - o Sol no centro do Universo.
Galileu construiu a primeira luneta astronômica em Veneza. A partir daí pôde observar com maiores detalhes os corpos celestes e estudar os seus movimentos. Com a luneta astronômica descobriu, entre outras coisas, as montanhas daLua, os satélites de Júpiter e planetas ainda desconhecidos.
Em 1610, analisando a Via Láctea com sua luneta, Galileu passou a adotar o HELIOCENTRISMO, confirmando que o Sol estava no centro do nosso sistema planetário.
Mas não foi tão fácil assim: por contrariar a Igreja, foi condenado pela Inquisição, tendo que negar as suas idéias no tribunal.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Clique aqui para fazer o download
Com o passar do tempo, o desenvolvimento de novas tecnologias permitiu que o homem pudesse fazer observações mais precisas sobre o espaço.
Lunetas mais poderosas, grandes telescópios, satélites e sondas espaciais, enfim, inúmeros instrumentos que aprimoraram o estudo dos corpos celestes e de seus movimentos, comprovaram que a teoria de Galileu, Copérnico e Aristarco estava correta.
Desde, então, o modelo aceito é esse da figura ao lado...
Além da confirmação do heliocentrismo para o Sistema Solar, os novos instrumentos de observação espacial nos permitiram testar a aplicação dessa teoria nos corpos celestes de outros sistemas planetários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário