domingo, 5 de agosto de 2012

CAT_animação - Fumar Pra Quê?



O Centro de Apoio ao Tabagista divulga a animação "Fumar Pra Quê?", que foi realizada como projeto de conclusão do curso de Design Gráfico da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2006, pelos formandos Flávio Lima (fmlsouza@oi.com.br), Luís Maurício Castaño e Raphael Aguiar. O projeto foi orientado pelos Profs. Cesar Netto e Heloísa Bérenger. 

Baseou-se no trabalho, e no livro eletrônico (e-book) "Fumar Pra Quê, Meninas e Meninos?" _ http://www.cigarro.med.br _, de Alexandre Milagres, do CAT, ativista e médico pneumologista.
Noventa por cento dos fumantes tornaram-se escravos da nicotina por experimentarem tabaco antes dos 18 anos. A mortalidade pelo tabaco é de 1 fumante em cada 2, daí ser a principal preocupação da Organização Mundial da Saúde. Atualmente, esta mortalidade chega a um holocausto anual: 6 milhões, uma vez que o fumo está associado a 6 das 8 principais causas de morte no mundo. No Brasil, 550 pessoas morrem por dia devido a doenças relacionadas ao tabaco.
Definitivamente, o tabagismo foi o maior erro de avaliação de risco que a humanidade cometeu em sua breve história. Manter a sua prática talvez, hoje em dia, a luz de todo o conhecimento já existente, possa ser considerado o segundo maior.
Esta animação gráfica, "Fumar pra quê?", pretende trazer o tema para debate, mas de forma leve e bem humorada. A pergunta principal induz à reflexão sobre como ajudar crianças e adolescentes a terem discernimento sobre o problema e conseguirem fazer as escolhas que lhes sejam mais adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário