terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Qual a diferença entre inflamação e infecção? POR KARLLA PATRÍCIA – 10 DE FEVEREIRO DE 2011 PUBLICADO EM: CURIOSIDADES, O CORPO HUMANO, VISITANTE CURIOSO


Essa é uma ótima dúvida amigos, pois muitas pessoas confundem estas definições. É muito importante saber a diferença uma vez que é comum que as pessoas confundam também o uso do antibiótico e dos antiinflamatório. Os termos “infecção” e “inflamação” possuem suas particularidades.
Bem, a infecção pode ser considerada uma invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo (tais como vírus, bactérias, fungos, parasitas) no nosso organismo (ou de um animal ou planta), causando doenças. A invasão pela maioria dos microorganismos começa quando eles aderem a células nossas células. Alguns microrganismos que invadem o corpo produzem toxinas que afetam as células e causam alteração no sangue, batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões, rins, fígado e etc. É por isso que o médico faz os exames clínicos e de sangue (como o hemograma). Assim ele verifica tais alterações para ter certeza de que se trata de uma infecção. A infecção desencadeia em nosso corpo uma série de reações do sistema imunológico, que resultam na formação de pus.
Por outro lado, quando uma região está inflamada é sinal que nosso organismo está agindo em resposta a uma agressão. O objetivo nesses casos é livrar o organismo do agente agressor e das conseqüências desta agressão. É uma reação do nosso sistema imunológico. Assim, quando temos uma inflamação, é porque alguma coisa está nos agredindo e o corpo está apenas reagindo a isso. Toda vez que alguma área do nosso organismo sofre uma agressão, existe um recrutamento das células de defesa para o local. A inflamação atua no sentido de destruir, diluir e bloquear o agente agressor, e também desencadeia uma série de eventos que, na medida do possível, cicatriza e reconstitui o tecido lesado. Sem a inflamação, as infecções não seriam curadas e as feridas jamais cicatrizariam. Só que, a inflamação, em alguns casos pode ser nociva, como exemplo, aquelas causadas pelas picadas de insetos em pessoas alérgicas, em que o corpo reage com um recrutamento exagerado de células imunológicas causado problemas mais graves.
A CAXUMBA é uma infecção viral das glândulas salivares (geralmente a parótida), sublinguais ou submandibulares, todas próximas aos ouvidos. É transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada.
Em algumas pessoas, na PICADA DE INSETO a toxina liberada faz com que o sistema imunológico recrute células com exagero para o local, o que causa inflamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário