quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

2 dúvidas simples que você sempre teve sobre os filtros solares




Os filtro solares possuem importância enorme na prevenção de doenças como o câncer de pele, evitar o aparecimento de manchas solares no futuro e prevenir rugas.
1 - Na prática, como funciona os filtros solares?

  Existem dois tipos de filtros solares: os químicos e os físicos. É possível encontrar filtros solares produzidos apenas de modo físico e outros apenas de modo químico, mas a maioria possui uma mistura dos dois.
Os filtros físicos fazem literalmente uma barreira de proteção física. É como se você, ao aplicar o produto, enrolasse sua pele com uma camada grossa de tecido que não permitisse que sua pele seja exposta ao Sol. É mais ou menos isso que acontece. Os filtros físicos desviam os raios solares e são representados pelo dióxido de titânio. A radiação bate no filtro físico e é refletida, como se fosse uma espécie de espelho.
  Já no filtro solar químico ocorre o contrário. Existem substâncias químicas adicionadas no produto que absorvem ativamente a radiação. Essas moléculas possuem o poder de absorver os raios solares antes que eles entrem na sua pele. Algumas pessoas alérgicas não conseguem e não podem usar filtros químicos.
Atenção: É importante salientar que o número da proteção que você vê na embalagem só é válido se você passar uma quantidade generosa de filtro solar. Muitas pessoas por acharem o produto melecado ou grudento, acabam passando uma quantidade mínima e a efetividade do produto vai embora.
Um exemplo simples: se você compra um filtro solar FPS 50, mas acha ele pegajoso e passa pouca quantidade, até mesmo para a pele não ficar oleosa, na verdade, o filtro que você terá sobre a pele será de FPS 20 ou 25 e não 50. Por isso é necessário encontrar um filtro solar que se adapte às suas necessidades para poder usá-lo em quantidades generosas.
2 - Um FPS 50 é duas vezes melhor que um FPS 25?

  O fato do FPS ser maior que o outro não significa em nenhum momento que ele tenha maior eficácia de que um menor.
Um filtro solar com FPS 50 não significa, em nenhum momento, que ela te proteja duas vezes mais que um filtro solar com FPS 25. Na verdade, a indicação de FPS (Fator de Proteção Solar), indica quantas vezes você pode se expor ao Sol antes que sua pele comece a ser lesionada por queimaduras. Por exemplo: se você usa um filtro solar FPS 8, você estará oito vezes mais protegida do que se não estivesse usando nenhum protetor.
Um FPS 30 lhe dá 30 vezes mais proteção natural e desvia até 97% dos raios do Sol, já um FPS 15 desvia 93%. Isso mostra que o dobro de FPS não é o dobro de proteção e o FPS tem que ser adequado aos tipos de pele: quem é muito branco deve usar filtros acima de 40, já quem é moreno não precisa, pois já conta com a proteção natural da melanina, mas, como ela não é totalmente suficiente, existe a necessidade de um reforço, sendo recomendado o FPS 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário